sábado, 27 de junho de 2009





É meeeeu!
Tá cansada de ver ficadas e namoros indo por água abaixo sem nenhuma explicação? Pois a gente mostra pra você 20 desses errinhos fatais - e até imperceptíveis - que podem detonar qualquer romance. Se cuida!

É muito comum que, na vontade de fazer a ficada ou o namoro durar, a gente acabe tomando certas atitudes que funcionam como uma bombarelógio, fazendo tudo explodir de vez, sem chance de conserto. Leitoras que já caíram nestas armadilhas ensinam a passar bem longe das roubadas que fazem qualquer menino pular fora rapidinho.

1. ACHAR QUE O GAROTO É MESMO SEU.
Meninos não são como tênis, não vêm com nota fiscal, recibo pra troca em caso de defeito e, pior, nunca aceitarão ficar colados no pé da gente pelo tempo que quisermos. "No meu primeiro namoro, era insegura e queria fazer essas coisinhas de casal, tipo ir ao cinema e tal. A atenção tinha que ser toda pra mim e, sem perceber, sufoquei o garoto. É claro que ele acabou terminando", conta Fernanda Rocha, 18 anos, de Recife, PE. Se fosse hoje, faria diferente. "Namoro um menino que tem uma banda e nem ciúme das fãs eu tenho. Aprendi a me controlar e confio mais em mim".

2. DAR UMA DE INVESTIGADORA PROFISSIONAL.
Você quer saber tudo do fofo? A Superatrê Hérida Batista Moreira, 16 anos, de Juazeiro do Norte, CE, também já teve estas crises de detetive. "Sentia ciúmes de tudo e queria saber sempre o que acontecia", lembra. Por sorte, ela percebeu que a marcação não ia impedi-lo de fazer o que tanto temia que ele fizesse. "Se o garoto quer ficar com outra, ele vai lá e faz. Às vezes, até de propósito, de tanto que se sente cobrado. Melhor que isso é ser amiga do menino, saber ouvi-lo, dar carinho. Assim ele é fiel e leva a relação a sério", ensina.

3. CONTAR COM A TURMA DOS OLHEIROS.
Não satisfeita em bombardear o menino com perguntas, ainda tem quem peça ajuda para vigiá-lo. "Eu sempre encontrava com um casal de amigos e fazia um monte de perguntas sobre o garoto com quem estava ficando. Mas nunca dava certo. Uma vez, o menino disse que meu ficante estava pensando em me pedir em namoro. E era tudo mentira! Fiquei supermal", conta Lyla Bonfim, 14 anos, de Porto Seguro, BA. Das duas uma: ou o garoto descobre e lhe dá um fora, ou abre espaço para as pessoas darem palpite. Um conselho da Lyla: "Até vale escutar os outros, mas a sua opinião sempre deve valer mais."

4. INVADIR - SEM MEDO DE SER INFELIZ - A INTIMIDADE DO MENINO. Quem se anima a patrulhar o garoto, esquece de respeitar o espaço do outro. "Já fui de ficar horas no Orkut, no fotolog, conferindo recado por recado. E, claro, lendo as respostas dele. Depois, me matava de ciúme e arrumava briga", conta Thamires Pedra Rica, 17 anos, de Recife, PE. Enquanto estava ocupada armando os maiores esquemas para estar sempre por dentro de tudo o que o garoto fazia, ela acabava se esquecendo de beijar na boca, de combinar programas para o fim de semana, de escrever e-mails românticos pra ele... Por isso, quase ficou sem namorado. Sacou o que não deve fazer?

"A atenção tinha que ser toda pra mim e, sem perceber,
sufoquei o garoto. É claro que ele acabou terminando."
Fernanda Rocha, 18 anos

5. FICAR NA DEFENSIVA.
O medo de perder o garoto é tão grande que você começa a dar uns gelos. Assim, espera que o menino se toque. O perigo é ele se convencer de que você não curte mais a relação. "Isso aconteceu comigo. Ele começou a ficar estranho e eu passei a ser mais fria. Sei que é errado, mas se o menino faz, a gente tem vontade de tratá-lo da mesma maneira. Pra mim, não poderia ter sido pior porque ele ficou com várias outras garotas na minha frente", conta Lyla. Melhor não passar por isso e investir numa conversa sincera, né?

6. ACABAR COM A AUTO-ESTIMA DELE.
A menina quer tanto que o menino perceba o quanto ela é especial pra ele que entra numas de competir para mostrar que é superior. A Superatrê Keila Medeiros, 16 anos, de Naviraí, MS, caiu nessa. "Comecei a pisar no menino, queria que ele fizesse as coisas do meu jeito. Na primeira vez que batemos de frente, terminei o relacionamento. Um dia depois me arrependi, mas ele não quis voltar", lembra. Foi aí que ela percebeu que, para ficar numa boa, devia ter feito o contrário: "Se tivesse sido mais carinhosa, ele ia retribuir. É preciso dar valor, para não chorar depois."

7. ACREDITAR QUE ENCONTROU - FINALMENTE! - O PRÍNCIPE ENCANTADO.
Depois de uma certa idade, é preciso começar a desconfiar dos contos de fadas. "Às vezes, a gente espera tanto do menino que, ao perceber o menor defeito, já quer terminar. Tem que compreendê-los. Eu sempre me dei mal quando criei muita expectativa", diz Lyla. Depois de sofrer, ela mudou. "Hoje, fico de boa, se rolar, rolou. Se não der certo, vou partir pra outra."

"Se tivesse sido mais carinhosa,
ele ia retribuir. É preciso dar valor. "
Lyla Bonfim, 14 anos

8. ACHAR QUE UMA DISCUSSÃOZINHA DE VEZ EM QUANDO É ATÉ BOA PARA MOVIMENTAR A RELAÇÃO, ISSO ATÉ QUE PASSA.
Mas provocar brigas bobas, só para curtir a reconciliação, é perigoso. É o tipo de coisa que desgasta horrores! De vez em quando, respire fundo e dê um tá-tá-tá, sabe como? "Fulana, eu vou sair com meus amigos hoje". E você: "Tá". "Eu e meu namorado já percebemos que, quando estamos estressados, não adianta conversar. A gente dá um tempo e, na maioria das vezes, um dos dois acaba cedendo e deixa pra lá ", diz Hérida.

9. NÃO SE RENDER NUNQUINHA. "Imagina se eu vou mudar por causa dele! Sou assim e pronto!" Se você já falou isso, alerta vermelho! "Eu já tive essa coisa de achar que o errado era sempre ele, de arrumar briga só para fazer valer a minha vontade. Depois de me dar mal, aprendi a ver o lado dele, a pensar mais antes de agir", conta a Superatrê Myla Paulina, 14 anos, de Itaquaquecetuba, SP. Admitir seus defeitos, para depois tentar transformá-los em qualidades, é sempre bacana.

10. CEDER SEMPRE.
Quem faz isso, morre de medo de perder o garoto numa discussão. Prefere sofrer calada enquanto finge que está tudo bem. "Já fiz isso e não funcionou. Os problemas se acumularam e quando percebi, era tarde demais e o romance tinha acabado", conta Nyara Simone Temedh, 18 anos, de São Paulo, SP. Ela agora faz questão de esclarecer todos os mal-entendidos na hora, em vez de empurrar as frustrações com a barriga.

11. ENCANAR COM AS ATITUDES SUSPEITAS.
E com as não tão suspeitas também. A menos que queira concorrer ao título de Miss Paranóia, é bom parar de procurar pistas de uma suposta traição do garoto. "Arrumei várias brigas com meu ex por causa de coisas que eu criava. Na verdade, o único problema era a minha insegurança", diz Fernanda.

12. ENTREGAR AS ARMAS ANTES DA HORA.
Quando começaram a se encontrar, a garota colocava a melhor roupa para levá-lo à melhor balada. Depois, ainda disparava torpedos fofos. Com o tempo, começou a dar uma preguiça e ela largou mão. Essa história acaba como? Em um "não dá mais". Foi o que aconteceu com a Hérida. "O namoro foi esfriando e, de repente, parece que tinha perdido a graça. Terminamos e só aí percebi como gostava dele. Ainda bem que ele aceitou voltar", lembra. Portanto, tente demonstrar seu amor sempre.

13. FALAR BEM DA CONCORRÊNCIA.
Mesmo que o atual namorado toque no assunto, nunca comente sobre o ex - ou mesmo sobre os pretês. A dica é da Thamires. "Um garoto nunca está preparado para saber toda a verdade, quer apenas que você diga que ele é melhor que os outros." Ela conta que já se deu mal por falar do ex. "Se fosse hoje, ia dizer que o importante é o presente e ponto."

14. ACELERAR DEMAIS O ROMANCE.
Pena que nessas horas nenhum radar apita dentro da gente. A paixão é tanta que começamos a fazer planos para o futuro sem perceber qual é a do garoto. O resultado? "A gente se machuca quando cria muitas expectativas, principalmente quando está só ficando. É claro que é legal, mas também tem que ser realista", alerta a Superatrê Nathália Furtado Martins, 15 anos, de Fortaleza, CE. Isso significa dizer que, por mais que deseje fazer o relacionamento deslanchar, é preciso esperar o tempo dele. Por isso, se não quiser melar um romance que tem futuro por pura ansiedade, dirija seu coração com cautela.

15. VIRAR TERRORISTA DO DIA PRA NOITE.
Tem horas em que eles tiram a gente do sério. Porém, segure a onda antes de lançar uma ameaça brava. Em alguns casos, o golpe pode ser fatal. "Uma vez, meu namorado quis viajar com os amigos, me avisou e tal. De repente, me deu a louca e falei: ou a viagem ou eu. Começamos a discutir e terminamos. Foi uma das maiores besteiras que já fiz", admite a Superatrê Keila. Agora, ela pensa duas vezes antes de pegar tão pesado.

"A gente se machuca quando cria muitas expectativas,
principalmente quando está só ficando."
Nathália Furtado, 15 anos

16. FAZER PAPEL DE PERFEITA.
É difícil resistir à vontade de agradar o menino sempre, porém é justamente uma das maneiras mais fáceis de acabar com o encanto da relação. "Não dá para deixar de ser autêntica e fazer só o que o menino quer. As diferenças é que alimentam a curiosidade. Se a garota muda por causa dele, tudo fica sem graça", avisa Thamires.

17. INSISTIR EM MUDAR O MENINO.
Quando o clima é de paquera, a gente acha até bonitinhas as manias dele. Mas, basta ter certa intimidade e já começamos a querer que ele largue mão de algumas atitudes, só pra fazer nossa vontade. Normalmente, o que pareceu mais interessante no início é o que irrita com o tempo. No caso da Marina Besbati Bertucci, 13 anos, de Ponta Grossa, PR, era a teimosia e o ciúme exagerado do ex que a incomodava. Depois de muito conversar, ela entendeu que não adiantava forçar a barra. "A pessoa pode até melhorar, mas tem coisas que fazem parte da personalidade. O jeito é aceitar e aprender a conviver", explica.

18. ABUSAR DA BOA VONTADE DELE.
Tem gente que esquece que até o mais apaixonado dos garotos pode dar o fora quando bem entender, se não estiver feliz na relação. E aí, já viu: faz do ouvido do pobre um penico, carrega o garoto para todas as festas micadas (tipo aniversário de 70 anos da tia da prima da avó), além de achar que ele, só porque namora, virou escravinho. É claro que faz isso e ainda acha que está arrasando. "Nem as melhores amigas são obrigadas a estar sempre disponíveis. Namorado, então...", avisa a Superatrê Ana Paula Pedraça Mancebo, 13 anos, de São Luís, MA.

19. VIVER A VIDA DO OUTRO.
A Superatrê Pollyana Cavalcanti, 15 anos, de Goiânia, GO, deixava de sair com os pais para ficar com o namorado no MSN quando ele estava viajando. Não cumprimentava os amigos para não magoá-lo, sair com as meninas, então, nem pensar! "Às vezes, eu ficava tão preocupada que até esquecia de cuidar de mim. E demorei um tempo para perceber meu erro". Ainda bem que ela aprendeu. "Nunca mais deixei os amigos de lado. Eles estavam comigo antes mesmo de eu conhecer o garoto e me ajudaram quando o namoro acabou."

20. CRITICAR DEMAIS AS PESSOAS QUE ELE CURTE.
Os amigos dele até podem ser o ó, mesmo assim, não vale dizer o que pensa sobre eles. Ou pelo menos não assim, na lata. "Já percebi que, para os meninos, os amigos são tudo. Mas eu tive que perder um namoro para entender isso. Eu falava mal da turma dele e sempre acabava em briga", conta Myla. Ela agora compreende que, por trás de tanta marcação, havia uma boa dose de ciúme. Ah, também não vale soltar o verbo pra falar da família. Se quiser levar o romance adiante - sem engolir sapo - pense na maneira certa de reclamar dos outros. E, please, pelo bem do namoro, faça isso só quando tiver um bom motivo. Na maioria das vezes, o problema da reclamação está em você mesma e, vale mais trocar mil carinhos com o garoto, do que ficar encanando com coisa pouca.

"Arrumei várias brigas com meu ex por causa de coisas que eu mesma criava. Mas, na verdade, o único problema era a minha insegurança."
Fernanda Rocha, 18 anos

Um comentário:

Anônimo disse...

100% d+, nesse blog tem tudo msm!!!!
menina vc é 10
seu blog ta show
gostei totalmente de tudooooooooooooooooo

beijim!!!^^