sexta-feira, 22 de maio de 2009

o melhor amigo : dica da semana


Amizade coloridaTudo o que você quer é ficar com o seu melhor amigo? A boa notícia é que dá para dizer isso a ele, sem correr o risco de perder o fofo. O sucesso só vai depender das suas estratégias.


Primeiro passo: descobrindo qual é a sua (de verdade!) Antes de partir para o ataque, a pergunta indispensável é: tenho mesmo certeza de que ele é mais do que um amigo? Porque é natural que você admire o garoto, queira passar cada vez mais tempo ao lado dele e até mesmo ache o jeito do menino bonitinho. Mas tudo isso não é suficiente para comprovar que você está caindo de amores. Veja se você está com estes sintomas:
* "A apaixonada deixa de ver os defeitos do outro, pelo menos temporariamente", . Ou seja, se o garoto for um ogrinho, você provavelmente estará dizendo a si mesma que tanta grosseria é a coisa mais fofa do mundo. Se, por outro lado, ele for carinhoso demais, você chegará à conclusão de que já está preparada para viver um namoro "estilo grude". Ao que parece, não há nenhum motivo forte capaz de separar vocês.
* "A garota que realmente está a fim do amigo começa a sentir ciúmes quando ele fala de outras meninas",. Tá aí um sinal de que o papo de "somos só amigos" já não rola mais.
* "Se o sentimento começa a interferir na rotina: a adolescente não consegue mais estudar, vive distraída pensando no amigo, perde o sono... tudo isso indica que o que ela sente está mais próximo de um gostar verdadeiro do que de uma simples admiração", .

Segundo passo: chegou a hora de se declararÉ claro que dá um medo danado de por tudo a perder ao deixar o menino a par dos seus sentimentos. "E se ele achar que não tem nada a ver, será que a amizade vai continuar? E se a gente ficar e não for legal, vou perder meu amigo, pra sempre?". Essas são algumas perguntas que, com certeza, devem estar passando pela sua cabeça. Você só vai ter essas e muitas outras respostas se der o primeiro passo e deixar as coisas acontecerem. Afinal de contas, também não vai adiantar muito continuar fazendo o papel de amiguinha, como se nada estivesse acontecendo, se esse "personagem" já não lhe cabe mais, não é verdade? "Sempre oriento as minhas amigas a serem verdadeiros com os seus sentimentos. E isso significa ser franca com o amigo, abrindo o jogo. Percebo que adolescentes que ficam sempre esperando a decisão do outro, com medo de agir, acabam levando esse comportamento para a vida adulta, e perdem grandes oportunidades", .
É claro que você não precisa "chegar-chegando" e dizer assim, de supetão, que se apaixonou e quer ficar com ele. Escolha o momento certo e use da intimidade que vocês já têm para entrar no assunto de um jeito delicado. Uma opção é escolher um filme, como O Melhor Amigo da Noiva, para assistir com ele. Na história, o protagonista descobre, só quando a moça está de casamento marcado, que é apaixonado por ela. Aí, então, no fim da sessão pipoca, você pode dizer a ele que prefere se declarar, antes que o garoto entre numas de se casar com outra. Sem precisar de muita firula, você também pode dizer simplesmente ao menino: "Sabe que eu acho que a gente ia se dar bem se fôssemos namorados?". Perceba as reações dele e vá avançando lentamente, mas sem forçar a barra. Num primeiro momento, não se surpreenda se o garoto der uma de desentendido ou ficar sem graça. Isso não quer dizer que ele não está a fim. Melhor considerar a hipótese de que ele pode ter sido pego de surpresa, e quer pensar. Dê esse tempo a ele, então. "O fato de a menina dizer o que sente não assusta tanto os meninos. O que eles detestam é sentirem-se pressionados", . Entendida a mensagem? Agora resta saber o que fazer se a cantada der certo - ou não.


Se o garoto corresponder
Ótimo! Vocês vão ficar juntos e curtir até quando o encanto acabar! Afinal, não é só porque os dois são amigos que essa história de amor tem garantia de sucesso - embora as chances de dar certo sejam grandes, sim! De qualquer forma, enquanto estiverem juntos, tente:
*Aproveitar as coisas que vocês têm em comum para criar programas interessantes, que os dois vão curtir juntinhos.
*Não descuidar da aparência e nem da sua maneira de tratar o menino, só porque vocês já têm uma certa intimidade. Carinho e cuidado é bom e todo mundo gosta!
*Relembrar, a todo momento, que você é mais do que uma amiga, criando climinhas românticos, dando presentinhos, fazendo declarações de amor.
*Não usar as confidências que o menino tenha feito a você, sobre outras garotas, para colocá-lo na parede. "Se você traiu a fulana, por que não faria isso comigo?" Nada a ver, né?

Se o garoto cair fora... Também é preciso contar com a possibilidade de o garoto dizer, de cara, ou depois de um tempinho, que não está a fim de "misturar as coisas". Ainda assim, não encare como o fim do mundo. Experimente:
* Dar um tempo a você mesma para refletir e perceber se, dali em diante, vai conseguir conviver com ele sem se machucar mais. De repente, você desencana logo e descobre que não tinha nada a ver, mesmo. Agora, se chegar à conclusão de que não vai conseguir vê-lo como um amigo, de novo, tão cedo, o jeito é se afastar temporariamente, o que não quer dizer pra sempre. De qualquer forma, respeite o que está sentindo. Se quiser, diga ao garoto que está precisando pensar, para colocar seus sentimentos em ordem. Assim, ele não vai ficar achando que você está querendo dar um gelo só porque ouviu um não.
* Por mais que tenha ficado triste e até com raiva da resposta do garoto, nada de sair falando poucas e boas dele para as suas amigas ou amigos. Segure a onda porque, acredite você ou não, esse mix de sentimentos vai acabar passando. Só que, depois de uma pisada na bola, vai ser difícil a amizade engrenar novamente.
* Também não vale tentar fazer ciúmes com outro garoto. O amigo pode não estar muito aí para o fato de você estar ficando com alguém, mas é possível que perceba, por trás da sua atitude, a intenção de magoá-lo. E aí a história complica de vez! "Essas estratégias raramente têm sucesso",


Nenhum comentário: